Os ensaios mecânicos são considerados um dos métodos essenciais para a determinação de características de resistência mecânicas de materiais de construção utilizados por técnicos e engenheiros.
Além disso, eles são usados para determinar limites de ruptura e de proporcionalidade, tensão de escoamento, entre outros. Têm sua concepção fundamentada na necessidade do ser humano de projetar equipamentos e/ou produtos seguros e mais econômicos.
Para entender melhor o que são os ensaios mecânicos de materiais e descobrir suas principais características de uso, continue a leitura deste artigo abaixo!
O que são ensaios mecânicos de materiais?
Os ensaios mecânicos são métodos e técnicas muito utilizados na área de construção e engenharia, sendo mais usufruídos na engenharia moderna, por meio de ensaios programados realizados em dispositivos e/ou equipamentos devidamente projetados com base em normas técnicas de abrangência nacional e internacional.
Estes ensaios tentam reproduzir com detalhes as condições ambientais em que o componente (corpo de prova), será utilizado.
As cargas de ensaio podem ser de:
- Tração;
- Compressão;
- Flexão;
- Torção.
E elas podem ser medidas continuamente ou sujeitas a ciclos de oscilação. Já o tempo de realização pode variar de segundos, horas ou até anos de aplicação e a temperatura, por vezes, é fundamental para avaliar a sua resistência.
Dentre os grupos que se utilizam desta forma de obtenção de dados de simulação estão:
- Produtores de bens;
- Instituições de pesquisa;
- Forças armadas, entre outras.
Portanto, é importante utilizar uma linguagem comum entre os engenheiros e pesquisadores para a condução da prática de ensaios mecânicos e a interpretação de seus resultados, isto é, assegurado por meio de técnicas padronizadas.
O cumprimento dessa didática é importante para que se estabeleça um padrão entre fornecedores e usuários dos materiais.
O estabelecimento e a publicação destas normas padrão são de responsabilidade de sociedades profissionais, como a Sociedade Americana para Ensaios e Materiais (ASTM – American Society for Testing and Materials), por tratar-se da organização mais ativa nos Estados Unidos e de larga aceitação no Brasil.
Atualmente, no Brasil, a entidade responsável pelas normas padrões é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Cabe aos engenheiros mecânicos e de estruturas de projetos determinar e conhecer as tensões dos componentes sujeitos a carregamentos definidos e para isso, se utilizam de métodos e técnicas experimentais de ensaio e ou análises matemáticas e teóricas.
Os engenheiros de materiais e os engenheiros metalúrgicos têm como função desenvolver a produção e fabricação de materiais com base nas exigências de serviços, conforme resultados obtidos através das análises de tensão.
Isto requer, necessariamente, uma compreensão das relações entre a microestrutura dos materiais e as suas propriedades.
Para determinação de padrões para obtenção das características de materiais foram criados os ensaios mecânicos.
Estes ensaios aplicados aos materiais podem ser classificados em grupos diferentes quanto à sua geometria e/ou até quanto à velocidade de aplicação da carga.
Quais suas características?
Entendendo o que são os ensaios mecânicos, como são importantes para as áreas de engenharia, construção e afins, saiba quais são suas principais características e como funcionam. Veja abaixo:
Ensaios destrutivos e não destrutivos
Os ensaios mecânicos classificados quanto à integridade de uma peça ou componentes podem ser destrutivos ou não destrutivos.
Os ensaios destrutivos, quando realizados ao inutilizar a peça ou componente, são ensaios quantitativos e a partir deles pode-se obter valores reais de sua resistência mecânica.
São exemplos comuns os ensaios de tração, dureza, fadiga, entre outros. Os ensaios não destrutivos não danificam a peça a ser ensaiada, são ensaios geralmente de resultados qualitativos e visuais. Como, por exemplo, os ensaios de raios-X, ultrassom e partículas magnéticas.
Ensaios estáticos e dinâmicos
Quando se leva em conta a velocidade de aplicação da carga, podemos obter ensaios estáticos e dinâmicos.
Os ensaios estáticos são caracterizados por ocorrerem em velocidades muito lentas, induzindo o teste a uma associação de estados de equilíbrio, o que caracteriza um processo quase estático.
Os ensaios mecânicos que se enquadram nesta categoria são os ensaios de tração, compressão, flexão, torção e dureza.
Quando um ensaio é realizado com carga aplicada ciclicamente ou instantaneamente se obtém um ensaio dinâmico.
Dentre estes ensaios, os mais comuns são os de fadiga e de impacto. Quando o mesmo possui aplicação de carga a longo período, é chamado de ensaio de carga constante, como é o caso do de fluência.
Quando se tem um processo produtivo que envolva conformações mecânicas (estampagem, dobramento, embutimento etc.) se torna usual realizar testes após a fabricação do produto.
Estes testes visam a determinação de comportamento do material quando submetido a processos de fabricação reais do produto acabado, e avaliam as propriedades mecânicas do material em questão. Os mesmos recebem a denominação de ensaios de fabricação.
Procurando uma empresa especialista em soluções tecnológicas para ensaios de materiais?
A Tecsistel é uma empresa focada e especializada em soluções para ensaios utilizando alta Tecnologia Industrial embarcada.
Nossa equipe vem trazendo isso ao mercado de uma forma inovadora, buscando constantemente aperfeiçoamento das tecnologias.
Quer saber mais sobre os nossos produtos? Entre em contato conosco!