Com uma visitação de 58.432 mil profissionais do setor (sendo 28.234 compradores nacionais e internacionais), foi encerrada em 30/06, a FRANCAL 2011 – 43ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, principal evento do setor no Brasil e um dos maiores do mundo. Mais de 1.000 fabricantes, representando 3.000 marcas, apresentaram as novidades da temporada mais longa e rentável do ano para os fabricantes e lojistas: a primavera-verão.
Este ano, a feira aconteceu mais cedo a pedido do próprio mercado, que vem antecipando o lançamento de suas coleções da estação quente. Com isso, os produtos começarão a chegar às lojas já no final de julho, ampliando o período de vendas.
Para o presidente da FRANCAL, Abdala Jamil Abdala, a feira alcançou o objetivo de alavancar os negócios do setor por meio de uma visitação altamente qualificada. “Recebemos lojistas de todos os Estados brasileiros e importadores de 66 países. A expectativa é que a feira movimente de três a quatro meses de produção a partir das vendas feitas no pavilhão e nas próximas semanas”.
Milton Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), garante que a FRANCAL aconteceu num momento muito positivo, de aquecimento do mercado interno. “O consumo vem aumentando e já superou quatro pares per capita/ano. Esperamos um crescimento na produção de 10% neste ano e prevemos chegar a cinco pares per capita até 2014”.
O dirigitente lembrou que 60% dos negócios do setor são realizados no segundo semestre e que a primavera-verão – cujas coleções foram lançadas na FRANCAL – é a estação mais forte para o varejo de calçados.