Atualmente, tem se ouvido cada vez mais falar sobre a tecnologia industrial, presente na indústria 4.0 no Brasil, que vem se intensificando devido à exigência do mercado pela alta qualidade dos produtos finais.
O avanço tecnológico das máquinas, equipamentos, sensores entre outros, presentes na linha de produção das fábricas está ditando novos padrões de fabricação e controle da produção em todo o mundo.
Esta grande evolução nos processos produtivos está sendo chamada de indústria 4.0. Esta nova forma de produção implementada nas fábricas se aparelha de diversos dispositivos da tecnologia industrial.
Ela se trata de um conjunto de inovações tecnológicas, das quais muitas empresas se utilizam, justamente pela maior necessidade de eficiência no processo produtivo, tornando real um verdadeiro mapeamento do que está acontecendo com os equipamentos do chão de fábrica, permitindo, assim, uma melhor gestão dos recursos disponíveis e prevendo possíveis paradas indesejadas.
Mas afinal, você sabe o que é tecnologia industrial? E entende como ela vem sendo utilizada no mercado e na indústria? Essas e outras respostas você encontra no artigo abaixo!
O que é tecnologia industrial?
A tecnologia industrial é definida por ser um conjunto de conhecimentos de diversas áreas aplicadas no setor industrial, onde se encontram ferramentas, princípios, técnicas, dispositivos e entre outras coisas.
O objetivo dela é fazer com que a produção se torne mais efetiva, prática, acessível, simples e eficiente, por meio de melhorias em seus processos, serviços e produtos.
Os seus resultados são aplicados em softwares, hardwares, sistemas de controle, computadores, robôs, tecnologias da informação e de outras inovações, ampliando e otimizando os processos de cada uma. Tal processo é conhecido por automação industrial.
Assim, com a tecnologia industrial, é possível identificar com “antecipação”, como, por exemplo, falhas mecânicas e ou pontos de melhorias em cada etapa, unindo ferramentas otimizadas para mudar a maneira de trabalho atual.
E como ela é utilizada no mercado?
Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre a tecnologia industrial, entenda como ela é utilizada e aplicada no mercado.
Para começar, é importante entender que a tecnologia industrial possui muita versatilidade em seus resultados, conquistando e levando diversas vantagens para o mercado, como:
- Redução de custos;
- Economia de energia;
- Maior satisfação dos clientes;
- Aumento de produtividade;
- Mensuração dos processos;
- Otimização dos recursos naturais;
- Precisão e qualidade dos produtos;
- Segurança e eficiência na produção.
Sendo assim, ela busca entender a necessidade de cada cliente, individualmente, para trazer a solução mais adequada e inovadora, de acordo com o perfil da empresa.
Veja abaixo, alguns exemplos da tecnologia industrial nas indústrias:
- Internet das Coisas (IoT), como carros, celulares e equipamentos industriais que formam sistemas automatizados;
- Computação em nuvem, facilitando o andamento do trabalho e nas decisões da indústria;
- Sistemas Ciber-Físicos, que representam conjuntos de controle, computação e comunicação;
- Machine Learning, com o uso e ajuda da Inteligência Artificial (AI) e do Big Data;
- Robótica, que permite que as máquinas realizem funções humanas com melhor eficiência.
Precisando de soluções em tecnologia industrial? Conte com a Tecsistel!
A Tecsistel é uma empresa especializada em soluções de tecnologia industrial, onde oferece diversos serviços de forma diferenciada.
Desde o desenvolvimento do projeto, hardware e software até a execução, visando à melhor integração entre tecnologia e funcionalidade.
Para saber mais sobre o nosso trabalho e serviços, entre em contato conosco!